Os NATS (Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde) são grupos de especialistas dispersos em diversos locais do país que têm como objetivo promover e difundir a área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), estando, em grande maioria, vinculados a hospitais de ensino. No contexto em que há um crescimento do número de tecnologias no mercado e a desafiadora missão de pensar em novos modelos para o sistema de saúde, a ROCHE reconhece a importância imprescindível dos NATS no desenvolvimento da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no país, por meio da geração de informação, pesquisa e boas práticas.
Pensando nisso, a Roche elaborou o Conexão Harpia, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da ATS no Brasil, por meio do financiamento de ações, iniciativas e projetos a serem desenvolvidos pelos NATS. Nessa segunda edição da chamada de projetos, visando acompanhar o ritmo da inovação do mercado de saúde, buscou-se uma atualização nos pilares de submissão de projetos, abrangendo projetos que tragam soluções em: inovação metodológica, saúde baseada em valor e perspectiva do paciente. Dessa forma, garantindo um contínuo aprimoramento da Chamada para que a empresa possa ser um real agente de apoio aos NATS atuantes em todo o Brasil. Destaca-se que os projetos enquadrados nos temas propostos podem abranger qualquer área terapêutica, não se restringindo a áreas de atuação ou de interesse comercial por parte da ROCHE.
As propostas aplicadas foram avaliadas por uma comissão composta por membros internos e externos da Roche. Os projetos selecionados receberão uma doação no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) a até R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) para a elaboração, a depender da complexidade da metodologia aplicada e recursos solicitados pelo NATS.
Conheça os projetos selecionados neste edital:
UNB (Universidade de Brasília)
Base Nacional de Dados de Qualidade de Vida Relacionada à Saúde no Brasil.
HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)
Revisão Sistemática de Diretrizes Metodológicas Internacionais para elaboração de ATS in vitro
UNESP (Universidade Estadual Paulista)
Mapeando processos de síntese de evidências qualitativas
IATS (Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde)
Desenvolvimento de ferramentas para a condução e avaliação críticas de análises econômicas
FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz)
Custos diretos e indiretos do tratamento da leishmaniose tegumentar: a perspectiva do paciente