É cada vez mais comum em picos de estresse e desgaste mental, encontrar-se cansado e desmotivado no ambiente de trabalho. Hoje em dia muito se fala sobre os benefícios da meditação, mas poucas soluções práticas e realmente efetivas são apresentadas. Por isso é tão importante que as organizações ofereçam aos funcionários alternativas para lidar com a carga emocional.
Também conhecido como atenção plena, o mindfulness não deve ser apresentado apenas como uma técnica de meditação, mas como uma alternativa que propõe ao participante um nível maior de observação de seus pensamentos e naturalmente ajuda a eliminar as distrações geradas por pensamentos e emoções negativas.
Uma pessoa emocionalmente segura e inteligente é aquela que consegue identificar suas emoções sem maiores dificuldades e enfrentar situações, sendo esse um dos maiores benefícios da inteligência emocional, a aptidão em lidar com frustações e desilusões sem desanimar.
Nota-se facilmente que a prática do mindfulness, através de suas técnicas meditativas, exercícios de respiração e concentração contribui diretamente para que o indivíduo consiga canalizar melhor suas emoções para agir de forma adequada às situações, contribui também no controle de impulsos, além da motivação pessoal que também é fortalecida.
Mindfulness na Roche
A Roche acredita que cuidar da saúde mental e física é fundamental para manter o equilíbrio e estimular a qualidade de vida e por isso, existem programas como o Live Well que oferece ações que visam o bem-estar emocional, como o Conexão Viva e a Quick Massage para amenizar o peso que a rotina diária pode produzir.
Em junho, foi implementado o programa Mindfulness in company no site Jaguaré, que tem como principal objetivo propiciar aos colaboradores a prática da atenção plena.
Segundo Cyntia Silva, Coordenadora de Ambiente de Trabalho e Bem-estar da Roche Farma Brasil, o intuito é promover a aplicação do Mindfulness, tanto dentro, quanto fora da empresa. “A atenção plena é uma das formas de estimular a concentração para a realização das atividades diárias além de favorecer o bem-estar emocional e qualidade de vida“
Existem também aplicativos para o celular de quem deseja se aprofundar e praticar um pouco mais, como o Zen, Headspace e Muse.
Seja qual for o método de meditação, a eficácia dos resultados está diretamente atrelada a regularidade, ou seja, é melhor praticar em uma curta frequência a realizar apenas uma longa sessão aos fins de semana.