Mitos e Verdades sobre a Artrite Reumatoide
Conheça mais sobre a doença que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro.
O Dia Mundial da Artrite Reumatoide (AR), comemorado no dia 12 de outubro, tem por objetivo, principalmente, promover os direitos dos pacientes na sociedade e chamar atenção para a doença, proporcionando a conscientização. Estima-se que a AR atinja aproximadamente 0,5% a 1% da população mundial, com taxa de incidência de duas a três vezes maior em mulheres acima de 40 anos1.
Trata-se de uma doença crônica, responsável por causar dor, inchaço e rigidez constantes, além da redução da mobilidade nas articulações. Quando não tratada adequadamente e a tempo, pode levar a consequências indesejadas, como perda da capacidade para o trabalho e até dificuldades em realizar as tarefas cotidianas mais simples, como alimentar-se, vestir-se e tomar banho2.
Por sua frequência e relevância médica e social, a artrite reumatoide é uma das doenças reumatológicas inflamatórias mais importantes. Pensando nisso, trouxemos algumas informações relevantes sobre a doença com intuito de instruir, sem mitificar. Confira!
Texto por: Raquel Prazeres
Revisão e supervisão médica: Dr. Breno Álvares de Faria Pereira | CRM–GO: 6128
Reumatologista e pediatra; ex-fellow researcher de Reumatologia do Children’s Hospital of Philadelphia (EUA); mestre pelo IPTSP-UFG; professor assistente da Faculdade de Medicina da UFG
Referências:
Nagayoshi BA et al. Artrite reumatoide: perfil de pacientes e sobrecarga de cuidadores. Ver Bras Geriatr Gerontol. 2018;21(1):44-52.
Sociedade Catarinense de Reumatologia. A conscientização sobre a artrite reumatoide [Internet]. Acessado em: 14 ago 2020. Disponível em:
Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Artrite Idiopática Juvenil [Internet]. Acessado em: 14 ago 2020. Disponível em:
Vaz AE et al. Perfil epidemiológico e clínico de pacientes portadores de artrite reumatoide em um hospital escola de Medicina em Goiânia, Goiás, Brasil. Medicina (Ribeirão Preto). 2013;46(2):141-153.
Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Cartilha de orientação de Artrite Reumatoide: cartilha para pacientes [Internet]. Acessado em: 14 ago 2020. Disponível em:
Osthoff AKR, Niedermann K, Braun J et al. 2018 EULAR recommendations for physical activity in people with inflammatory arthritis and osteoarthritis. Ann Rheum Dis. 2018;77(9):1251-1260.
Comissão de Reumatologia Ocupacional, Sociedade Brasileira de Reumatologia. A Previdência Social e as Enfermidades Reumáticas [Internet]. Acessado em: 14 ago 2020. Disponível em:
Jornal Contábil. Conheça todos os direitos das doenças reumáticas [Internet]. Acessado em: 14 ago 2020. Disponível em: