Comprometida com inovação e saúde, a Roche Farma Brasil tem a missão de levar soluções a cada vez mais pacientes, mais rápido. Essa determinação guiou a companhia para uma nova fase corporativa, pautada por uma jornada de transformação que se iniciou em 2018.
Desde então, essa jornada tem desafiado a empresa e seus colaboradores a repensar a forma de gerir projetos, atender clientes, organizar o dia a dia e, até mesmo, a mudar comportamentos e mindset.
Alguns motivos foram norteadores para essa decisão:
Entender que seu portfólio está mudando com a entrada da farmacêutica em novos segmentos;
A alta expectativa dos clientes em relação ao nível de serviço, o que requer uma atuação em parceria para criar soluções customizadas que atendam às necessidades dos clientes e pacientes;
A necessidade de se antecipar às mudanças do mundo para manter-se como parceiros de escolha de seus principais públicos de interesse.
O início dessa grande transformação organizacional se deu, em 2018, quando a Roche reorganizou-se globalmente e fundou o International 8 (I8), conjunto de oito afiliadas pelo mundo com performance expressiva para o Grupo Roche - formado por Brasil, Espanha, Alemanha, China, França, Canadá, Itália e Reino Unido. O Brasil passou a integrar essa divisão que responde diretamente à matriz, sendo o único país da América Latina a integrar o grupo. Nesse mesmo período, a empresa foi incentivada a aderir ao mindset e às metodologias ágeis (que buscam envolver os clientes na cocriação das soluções através de um modelo de trabalho adaptativo e que se retroalimenta com aprendizados), e foi, então, que a transformação começou a tomar forma.
Em 2019, a Roche Farma Brasil implementou um plano organizado em ondas, que se iniciou com educação sobre o mindset ágil, a introdução da metodologia e o engajamento do time. Na segunda metade do ano, começou a colocar em prática os aprendizados com simplificações de processos e deu início a importantes pilotos, que testaram um novo modelo de trabalho no campo, muito mais focado na identificação e geração de valor para os clientes. Neste tema, um dos destaques do ano foi o início do trabalho dos Agile Coaches (profissionais com conhecimento sobre a Metodologia Ágil e Coaching) e a criação da posição de Head de Transformação no Brasil.
Esses pilotos trouxeram muitos aprendizados e insights importantes, como olhar verdadeiramente para a necessidade do cliente, elevar os colaboradores ao protagonismo de mudanças e criar um ambiente psicologicamente seguro para debater o tema e suas necessidades.
2020 está sendo marcado por alavancar e escalar os aprendizados dos projetos pilotos, e desenhar uma nova forma da empresa se organizar, para que, de fato, esteja voltada para mapear e cocriar soluções sustentáveis para seus clientes e pacientes.
A Roche segue firme nesse novo caminho, cheio de possibilidades e conhecimentos e confiante de um futuro inovador.