O que é Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)?

Saiba o que é, quais os seus tipos e os seus sintomas.

Gostou do conteúdo ou deseja fazer o download na íntegra? Clique no botão abaixo e tenha acesso ao material completo

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma causa comum de perda de visão central entre pessoas com 60 anos ou mais. Quanto mais a DMRI progride, maior a perda de visão central.

É uma doença de longa duração (crônica) e necessita de cuidados contínuos. A degeneração macular ocorre quando o olho começa a envelhecer de forma doentia, causando assim a morte gradual das células do olho (unidades muito pequenas que formam o olho, chamadas de fotorreceptores).

Em 15% dos casos, vasos anormais crescem na mácula e sangram, e isso causa o inchaço da mácula e a morte rápida dos fotorreceptores. Nesses casos, os pacientes notam rápida piora da visão.1

A DMRI afeta os dois olhos, porém, muitas vezes, não ao mesmo tempo, e não se manifesta da mesma forma. Ela afeta somente a mácula e, por isso, se atingir o estágio final da doença (cicatriz), causará somente a perda da visão central (responsável pela leitura, reconhecimento do rosto das pessoas, da comida no prato etc.).

Retina

É o tecido que reveste o olho por dentro, como um papel de parede, a camada posterior dentro do olho que registra as imagens que vemos – e as envia para o cérebro.

Mácula

É a parte central da retina, responsável por nossa visão mais nítida, que é utilizada para ler, dirigir um carro, reconhecer rostos ou cores e ver objetos nos mínimos detalhes.

Veja as diferenças entre um olho saudável e um olho afetado por DMRI:

Descrição de imagem: ilustração de um olho saudável representado na lateral. A figura indica as partes do olho, iniciando pela pupila na parte mais anterior, seguida pelos vasos sanguíneos, mácula, retina e, na parte mais posterior, o nervo óptico.

Olho afetado por DMRI:

Descrição de imagem: ilustração de um olho afetado por DMRI, representado na lateral. A figura indica retina inchada e crescimento de vasos sanguíneos anormais, que se somam aos vasos normais mostrados na figura anterior do olho saudável, e também vazamento de vasos sanguíneos.

Os sintomas da DMRI podem incluir:

  • Uma área escura e vazia no centro da visão

  • Cores apagadas que parecem menos brilhantes

  • Visão turva ou embaçada

  • Imagens distorcidas, como linhas retas que parecem onduladas, objetos com formatos ou tamanhos incorretos

  • Dificuldade em ler, dirigir, assistir à TV ou realizar outras tarefas diárias

Os tipos de DMRI são:2-4

DMRI seca

  • Estágio inicial da DMRI que progride devagar com o tempo.

DMRI úmida

  • Conhecida também como DMRI neovascular.

  • 10% dos casos de DMRI seca se tornam DMRI úmida.

  • É uma condição patológica que progride rapidamente.

  • Uma área escura e vazia no centro da visão.

Fatores de risco para DMRI⁵‾⁶

Idade

O risco de desenvolver DMRI aumenta com a idade. Um terço dos adultos acima de 75 anos está vivendo com DMRI.

Gênero

Mulheres apresentam maior risco de desenvolver DMRI do que homens por apresentarem uma maior expectativa de vida.

Genética

Se sua família apresenta casos de DMRI, você possui maiores chances de desenvolver essa doença.

Tabagismo

Fumar pode agravar os riscos de desenvolver DMRI.

IMC Alto

IMC utiliza os valores de sua altura e massa corporal para determinar se seu peso é saudável. Caso seu IMC esteja acima de 30, aumentam as chances de se desenvolver DMRI em comparação com pessoas de IMC menor.

Baixe o material completo

Todas as ilustrações foram adaptadas a partir de imagens royalty free do site www.shutterstock.com/

Referências:

1. Roche and Genetech materials reference Jager RD, Mieler WF, Miller JW. Age-Related macular degeneration. New England Journal of Medicine. 2008; 358:2606-2617.

2. Bright Focus Foundation. Age-Related Macular Degeneration: Facts & Figures. [Internet; cited March 2021]. Available from: https://www.brightfocus.org/macular/article/age-related-macular-facts-figures.

3. Kellogg Eye Center. AMD. [Internet; cited March 2021]. Available from: http://www.kellogg.umich.edu/patientcare/conditions/amd.html.

4. NHS Choices. Macular Degeneration. [Internet; cited March 2021 Available  from: https://www.nhs.uk/conditions/age-related-macular-degeneration-amd/getting-diagnosed.

5. National Eye Institute. Facts About Age-Related Macular Degeneration. [Internet; cited March 2021]. Available from: https://nei.nih.gov/health/maculardegen/armd_facts.

6. Bright Focus Foundation. Macular Degeneration Prevention and Risk Factors. [Internet; cited March 2021]. Available from: http://www.brightfocus.org/macular/prevention-and-risk-factors.

ContatoLocalizaçãoFacebookInstagramYouTubePerguntas frequentesMedicamentosCarreirasPolítica de Privacidade