Juntos, redefinindo o câncer de pulmão

Entenda a importância do rastreio e da testagem dos tumores para o câncer de pulmão

Atualmente, a definição de câncer de pulmão é muito diferente do que era vinte anos atrás. O que anteriormente era tratado como uma condição única, é atualmente reconhecido como uma doença diversa, com diversos subtipos que se comportam de maneira diferente2-5.

Por isso, a importância da triagem e do rastreamento para possibilitar o diagnóstico precoce, assim como do desenvolvimento de ferramentas para identificar pacientes elegíveis para tratamentos que possibilitem um cenário curativo.

Nesse cenário, os avanços na pesquisa clínica e na medicina mudaram o significado do diagnóstico de câncer de pulmão e a sobrevida no longo prazo é atualmente uma realidade para alguns, em vez de apenas uma possibilidade5,6.

Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de que os tratamentos sejam eficazes, o que significa que os pacientes podem viver mais3,8, porém alguns fatores podem adiar o diagnóstico precoce - veja abaixo:

Ausência de sintomas

A ausência de sintomas nos estágios iniciais dificulta a detecção. Quando os sintomas aparecem, eles são em geral inespecíficos e podem ser confundidos com outras doenças9.

Triagem

A triagem pode detectar o câncer de pulmão em um estágio muito inicial e demonstrou reduzir a mortalidade em quase um quarto entre pessoas com alto risco de desenvolver a doença, contudo pouquíssimos países possuem programas de triagem9-11.

Estigma

O diagnóstico pode ser atrasado devido ao estigma e medo associados ao câncer de pulmão, frequentemente relacionado ao histórico de tabagismo, que pode impedir que as pessoas busquem ajuda médica, mesmo se estiverem apresentando sintomas9.

As disparidades nos cuidados de saúde entre diferentes países e regiões significam que algumas pessoas possuem acesso limitado ou nenhum acesso a serviços inovadores que dão suporte à intervenção mais precoce no câncer de pulmão, como triagem, teste e tratamento9.

Recomenda-se que as pessoas com câncer de pulmão de não-pequenas células (CPNPC) conversem com seu médico sobre testes de biomarcadores para identificar o subtipo da doença antes de iniciar a terapia – isso é relevante no momento do diagnóstico e também quando há recorrência ou progressão10,12. Saber se o seu câncer tem ou não tem biomarcadores, pode ajudar os médicos a desenvolver um plano de tratamento personalizado13.

Biomarcadores, ou marcadores biológicos, são características de células que podem ser detectadas em tecidos ou fluidos corporais, como o sangue. Os biomarcadores do câncer podem incluir alterações em genes, proteínas ou alterações no sistema imunológico e fornecem informações muito relevantes sobre o subtipo da doença3-14.

O termo “teste de biomarcadores” é usado para descrever o processo de coleta e teste de uma amostra de tumor para confirmar se determinados biomarcadores estão presentes. É realizado principalmente com uma amostra de tecido, mas, às vezes, é usada uma amostra de sangue - pode ser chamado de teste tumoral, genético, genômico ou molecular3-14.

  • Amostra de tecido: um pequeno pedaço de tecido é retirado através de uma biópsia ou do tecido tumoral que foi removido durante a cirurgia.

  • Amostra de sangue: alguns pacientes elegíveis podem fazer uma biópsia líquida - uma pequena quantidade de sangue é testada para procurar células cancerígenas ou biomarcadores que estão circulando no organismo do paciente13.

Com o pioneirismo em novas formas de testar o câncer de pulmão, podemos proporcionar resultados mais precisos e em tempo hábil para ajudar a encontrar o tratamento certo para o paciente certo, além de monitorar o desempenho do tratamento e detectar a resistência.

No entanto, ainda há muitas pessoas que necessitam de novas opções e, por isso, continuar expandindo nossa compreensão sobre como o câncer de pulmão funciona é urgente para descobrirmos possíveis novos alvos terapêuticos.

Estamos trabalhando incansavelmente para redefinir o futuro do tratamento clínico e garantir que cada pessoa diagnosticada receba os cuidados que necessita. Para de fato fazer a diferença, devemos colaborar na comunidade para compreender, reconhecer e abordar os desafios mais importantes para os pacientes. Continuar a impulsionar o progresso no diagnóstico precoce, teste e abordagens inovadoras de tratamento pode ajudar a redefinir essa doença.

Juntos, podemos redefinir o câncer de pulmão.

Referências:

  1. World Health Organisation. World Globocan 2020, [internet; cited June 2022] Available from: https://gco.iarc.fr/today/data/factsheets/populations/900-world-fact-sheets.pdf 

  2. Cancer.net. Information about Small Cell Lung Cancer, [internet; cited June 2022] Available from: https://www.cancer.net/cancer-types/33776/view-all 

  3. Cancer.net. Information about Non-Small Cell Lung Cancer, [internet; cited June 2022] Available from: https://www.cancer.net/cancer-types/lung-cancer/view-all 

  4. ASCO. Cancer Progress Timeline.[internet, cited June 2022] Available from: https://www.asco.org/research-guidelines/cancer-progress-timeline/lung-cancer 

  5. Jones G, et al. Recent advances in the management of lung cancer. Clin Med. 2018;1(18): s41–s46.

  6. National Cancer Institute. Biomarker Testing for Cancer Treatment [internet, cited June 2022] Available from: https://www.cancer.gov/about-cancer/treatment/types/biomarker-testing-cancer-treatment 

  7. Radar do Câncer [internet; cited September 2023] Available from https://www.radardocancer.org.br/cancer-pulmao

  8. EpiCast. EpiCast report: NSCLC epidemiology forecast to 2022 [internet, cited June 2022] Available from: http://www.sbwire.com/press-releases/epicast-report-non-small-cell-lung-cancer-nsclc-epidemiology-analysis-and-forecast-to-2025-752642.htm

  9. Cassim S, et al. Patient and carer perceived barriers to early presentation and diagnosis of lung cancer: a systematic review. BMC Cancer. 2019;19(1):25

  10. Rodríguez M, et al. Molecular biomarkers in early stage lung cancer. Transl Lung Cancer Res. 2021 Feb;10(2):1165-1185. 

  11. de Koning HJ, et al. Reduced Lung-Cancer Mortality with Volume CT Screening in a Randomized Trial. N Engl J Med. 2020;382:503-513. 

  12. Kerr M., et al. The evolving landscape of biomarker testing for non-small cell lung cancer in Europe. Lung Cancer. 2021;154:161-175.

  13. National Cancer Institute. Biomarker Testing for Cancer Treatment. Available at: https://www.cancer.gov/about-cancer/treatment/types/biomarker-testing-cancer-treatment. Accessed July 2023.  

  14. National Cancer Institute. Dictionary of Cancer Terms. Definition of Biomarker. Available at: https://www.cancer.gov/publications/dictionaries/cancer-terms/def/biomarker. Accessed July 2023.

ContatoLocalizaçãoFacebookInstagramYouTubePerguntas frequentesMedicamentosCarreirasPolítica de Privacidade