Manifesto Sustentabilidade

Roche Farma: Um manifesto pela saúde, pessoas, meio ambiente e pela vida

Pautada pelo compromisso de melhorar vidas há 125 anos, a Roche Farma acredita que somente organizações ambientalmente e socialmente responsáveis conseguem impactar positivamente todos os seus stakeholders e toda a sua cadeia de valor. Seguindo essa premissa, a companhia atua de forma sustentável, traçando parcerias de confiança e liderando projetos e iniciativas que atendam às necessidades da sociedade no longo prazo. Em especial, os objetivos são ampliar o acesso à saúde, diminuir as diferenças sociais e preservar os recursos naturais do planeta, como forma de transformar o mundo em um lugar melhor para todos.

Esse compromisso está declarado em seu propósito – “Doing Now What Patients Need Next”, em seus princípios corporativos e em sua estratégia de atuações local e global. Como forma de reforçar esse posicionamento, a Roche Farma está mundialmente comprometida com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), promovidos pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015. Destaque para o ODS 3, que visa garantir a saúde e o bem-estar de todos - tema que compõe a Agenda 2030, ao lado da erradicação da pobreza, acesso ao saneamento, à educação e à água e integridade nos negócios. 

De acordo com o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), a Roche é considerada umas das empresas mais sustentáveis do mundo no segmento farmacêutico, biotecnológico e de ciências da vida, carregando este importante título há 11 anos. Para a Roche, mais do que parte integrante de seu modelo de negócios, sustentabilidade é a missão de sua existência e um caminho sem retorno.

A Roche tem o compromisso de atuar para conquistar uma sociedade mais justa e igualitária. Neste sentido, a empresa desenvolve diversas iniciativas de apoio a comunidades e melhorias de serviços básicos.

Acesso à saúde - Uma delas foi o apoio ao Saúde Cotia.Realizada em parceria com o Instituto Tellus e Instituto Jacob e Betty Lafer, a ação teve como intuito contribuir para a transformação digital das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município paulista, com foco em três principais objetivos: diminuir o índice de absenteísmo; reduzir a percepção de filas nas recepções; e aumentar a percepção da qualidade geral do serviço de saúde pelos usuários e servidores das unidades de saúde. A iniciativa inaugurada em 2018 na UBS Portão, foi expandida para as outras 25 UBSs da região.

Com o intuito de ajudar regiões carentes espalhadas pelo país a terem atendimento médico especializado, a Roche é uma das patrocinadoras do SAS Brasil, OCIP que em 2020 transformou contêineres e carretas em consultórios médicos completos e com equipamentos de alta tecnologia.

As UTAs (Unidades de Teleatendimento), como são chamadas essas unidades móveis, possuem toda a estrutura necessária para realizar atendimentos, exames e tratamentos resolutivos em diversas especialidades da saúde, como ginecologia, dermatologia, odontologia e saúde mental, e são instaladas em locais estratégicos e apoio de uma equipe de 3 pessoas, mas com capacidade para realizar 200 atendimentos por dia. 

O projeto foi desenvolvido para funcionar ao longo de 12 meses, permitindo que a população de Cruz (CE), de Cavalcante (GO) e dos Lençóis Maranhenses – regiões com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs) do Brasil - tenham acesso aos teleatendimentos. Os pacientes são acompanhados pelos profissionais de saúde por meio de um prontuário eletrônico próprio da organização.

As UTAs são a base para qualificar esses atendimentos e para garantir conectividade de boa qualidade para exames e para consultas mais completas. Quando há necessidade, eles são encaminhados para atendimento presencial em unidades de saúde do SUS. A expectativa é realizar aproximadamente 24 mil atendimentos nesse período de um ano em que as unidades ficarão nessas cidades.

Acesso à educação - Realizada anualmente há 17 anos e com engajamento global, a campanha filantrópica Children’s Walk mobiliza funcionários a angariarem fundos para projetos sociais relacionados à educação, nutrição, saúde primária e desenvolvimento social. Em 2020, os colaboradores das três divisões - Farmacêutica, Diagnóstica e Diabetes Care -, tiveram um desafio diferente: pensar em iniciativas 100% digitais para as doações, já que os escritórios permaneceram fechados em razão da pandemia do novo coronavírus.

Entre as ações contempladas, as equipes propuseram iniciativas, como a venda de videoaulas, que variam entre yoga, música, idiomas e até culinária; a compra de rifas para sorteio de diversos prêmios, com itens que vão desde uma bicicleta até um jogo de panelas completo; e também a venda de sessões/lives com profissionais de diversas áreas, abordando os temas mais votados pelos próprios funcionários.  

As ações ocorreram em setembro e outubro para apoiar pela primeira vez um projeto social com foco em educação, o livro Falabetizando, material dirigido a crianças com dificuldades no processo de alfabetização. Ele foi idealizado pela neuroeducadora e fonoaudióloga educacional, Rosana Mendes Ribeiro, a partir do projeto CDRA (Classificação Digital para Reenquadramento de Aprendizagem), já apoiado pela Roche Brasil desde 2016 e com ótimos resultados nas escolas onde foi aplicado.  

Com o valor arrecadado foi possível produzir cerca de 200 livros e beneficiar alunos do ensino fundamental de cinco escolas da rede pública da região do Jaguaré, Zona Oeste de São Paulo. 

Acesso ao mercado de trabalho - Em 2020, a Roche se tornou uma das apoiadoras do Instituto Reciclar, organização sem fins lucrativos que atende jovens em situação de vulnerabilidade e de risco social, tendo como princípios o desenvolvimento de competências socioemocionais, habilidades profissionais e conhecimentos técnicos que possibilitem sua inserção no mercado de trabalho e a construção de uma trajetória de vida pautada pelo protagonismo e por uma atuação positiva e responsável na sociedade.

Entre as ações estão o a doação de 60 tablets para auxiliar na capacitação remota, o financiamento de cursos técnicos de 10 jovens entre 18 e 24 anos e a disponibilização de três profissionais da farma para servirem de mentores àqueles que estão no quadro da empresa atualmente.

Empatia e acolhimento - Em 2020, o tema diversidade representou um grande avanço para a Roche. A companhia mantém hoje diversas frentes de trabalho, constituídas por colaboradores que estimulam as discussões sobre o tema e ajudam a estruturar ações internas e externas. Entre os destaques está a realização do Roche Pride, de reconhecimento do orgulho gay, em que afiliadas em todo o mundo se juntaram para lançar a campanha ao mesmo tempo, utilizando a bandeira LGBTQI+ no logo da companhia e assinaram a carta da ONU se comprometendo a combater ações discriminatórias. A empresa montou ainda um grupo de trabalho para discutir a inclusão de pessoas trans em 2021.

Em um ano pautado pela #blacklivesmatter, a Roche criou um evento com o time interno da área médica para discutir sobre dados de saúde na população negra brasileira e para incentivar a contratação de médicos/speakers negros em palestras e congressos científicos promovidos pela companhia.

Como fruto de sua preocupação sobre o racismo, a Roche foi reconhecida entre as 10 Melhores Empresas para Trabalhar na 1ª edição do ranking Great Place To Work Étnico-Racial. 

Sororidade e respeito às mulheres - Reforçando seu posicionamento sobre a importância da diversidade nos negócios, a Roche participa, desde 2019, do Movimento Mulher 360, que atua pelo desenvolvimento econômico do público feminino, aderiu aos 7 Princípios do Empoderamento Feminino e da Igualdade de Gênero da ONU Mulheres, e à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.

A Roche tem metas globais de aumentar a porcentagem de mulheres em cargos de liderança- chave e nos intercâmbios em países que a companhia opera. Em 2020, iniciou um Programa de Mentoring para Mulheres que trabalha a questão da equidade de gênero nas posições mais seniores da companhia, com foco em desenvolvimento por uma trilha de aprendizado e uma curadoria de conteúdo. Selecionando profissionais de alto potencial, o objetivo é desenvolver futuras lideranças femininas dentro da companhia. Neste primeiro momento, quatro colaboradoras serão mentoradas.

Em 2020, a Roche aderiu à Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas. Idealizada pela Avon e Instituto Avon, em parceria com a ONU Mulheres e a Fundação Dom Cabral, a iniciativa privada e colaborativa une esforços corporativos para gerar impacto social por meio da conscientização e mobilização constante, em favor de uma causa comum: o fim da violência contra mulheres e meninas.

Proteção ao nosso planeta - Ter uma atuação ambientalmente sustentável e fazer uso responsável dos recursos naturais são prioridades no modelo de negócios da Roche. No dia a dia, são incorporados continuamente processos e práticas que promovam o desenvolvimento sustentável, com o intuito de reduzir os impactos ambientais de suas operações e engajar colaboradores e parceiros de negócios no tema, como a reciclagem de itens utilizados em eventos da empresa, evitar o consumo de copos descartáveis e diminuir a impressão de papéis. Uma plataforma digital disponibilizada em todas as unidades de negócio permite a tramitação online de documentos, diminuindo o impacto ambiental da sede.

Como destaques, em 2020, a fábrica substituiu os queimadores da caldeira, gerando economia do uso de gás natural, e ampliou o reuso de água, que em alguns meses chegou a representar cerca de 30% do consumo total. Ainda a Roche adotou uma estratégia de logística reversa para o recolhimento dos produtos vencidos para que sejam destinados à incineração, seguindo as exigências dos órgãos reguladores. Já com os resíduos gerados na operação de distribuição de medicamentos, a divisão Farma tem desenvolvido uma estratégia de logística reversa para que sejam encaminhados ao centro de distribuição, em Anápolis (GO) e descartados corretamente.

Para assegurar de que estamos no caminho certo, a Roche conta com uma gestão ambiental que monitora indicadores relacionados a recursos hídricos, geração e descarte correto de resíduos e consumo de energia e tem metas estabelecidas globalmente para reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa até 2025. Além disso, a fábrica passa por auditorias externas duas vezes por ano e faz a manutenção da certificação ISO 14.001, de gestão ambiental.

Por meio desses e outros projetos, a Roche tem o compromisso de não deixar ninguém para trás, cuidando da saúde e da vida das pessoas.

Gestão de relacionamento com a imprensa para os temas de sustentabilidade

Approach Comunicação

Patrícia Kishimoto –  [email protected] 

Cibele Gandolpho –  [email protected]

Links Relacionados

ContatoLocalizaçãoFacebookInstagramYouTubePerguntas frequentesMedicamentosCarreirasPolítica de Privacidade