A Doença de Alzheimer (DA) é uma condição neurodegenerativa e progressiva, ou seja, que se agrava com o tempo¹,². Bastante caracterizada pela perda de memória, mas que também pode afetar a linguagem, o comportamento, a execução de tarefas do dia a dia e causar alterações de humor¹,².
No Brasil, há um total de 33 milhões de idosos, cerca de 4% são diagnosticados com a Doença de Alzheimer (DA). Em 10 anos, a projeção é de um aumento de 50% nas pessoas vivendo com Alzheimer, chegando a 2 milhões de brasileiros.³,⁴
Ainda não existem tratamentos modificadores da doença aprovados por agências regulatórias, no entanto, há recursos capazes de promover o diagnóstico e, consequentemente, proporcionar um período mais longo de qualidade de vida para o paciente.
A seguir, confira as contribuições da Roche Diagnóstica para a detecção da Doença de Alzheimer (DA) e de casos de comprometimento cognitivo leve.
Referências:
McKhann GM, et al. Alzheimers Dement. 2011;7:263–269;
Alzheimer’s Association. Alzheimers Dement. 2016;12:459─509;
Gustavsson A, Norton N, Fast T, Frölich L, Georges J, Holzapfel D, Kirabali T, Krolak-Salmon P, Rossini PM, Ferretti MT, Lanman L, Chadha AS, van der Flier WM. Global estimates on the number of persons across the Alzheimer's disease continuum. Alzheimers Dement. 2022 Jun 2. doi: 10.1002/alz.12694. Epub ahead of print. PMID: 35652476;
IBGE Projeções e estimativas da população do Brasil e das Unidades da Federação. https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/index.html?utm_source=portal&utm_medium=popclock&utm_campaign=novo_popclock (visitado em 25/08/2022).