A informação tem o poder de transformar vidas.
Afinal, quando conhecemos, entendemos. E quando entendemos, cuidamos.
Iniciaremos uma jornada sobre a neuromielite óptica, uma doença rara do Sistema Nervoso Central que afeta principalmente os nervos ópticos e a medula espinhal.
Apesar de grave, essa doença ainda é pouco conhecida. Por isso, dar visibilidade a ela é o primeiro passo para transformar essa realidade e explorar novos caminhos.
Por meio da informação, queremos construir uma nova história para a NMO. Uma história onde o conhecimento leva ao cuidado, e o cuidado leva a novas perspectivas.
Junte-se a nós!
Conhecer é Cuidar.
A NMO, ou mais conhecida como NMOSD, sigla em inglês para neuromyelitis optica spectrum disorder, é uma doença inflamatória rara do sistema nervoso central (SNC) - ela ocorre quando o sistema imunológico ataca erroneamente o tecido normal do SNC, causando inflamação e pode resultar em surtos¹.
A doença afeta principalmente os nervos dos olhos e outras partes do SNC, como o cérebro e a medula espinhal¹, que podem sofrer danos depois de um surto ou de surtos repetidos.
Os surtos são imprevisíveis e podem levar a danos cumulativos, permanentes e incapacitantes ao longo do tempo¹.
Os sintomas são diferentes em cada pessoa e dependem muito da localização, extensão e gravidade da inflamação.
No vídeo abaixo, a neurologista Dra. Samira Apóstolos comenta sobre as principais característica da neuromielite óptica, abordando os sintomas, tratamento das diferentes fases da doença e mais explicações sobre como a NMOSD se desenvolve. Assista: